Uma bela radiografia do nosso país, demonstrando como a gente estava um pouco antes da situação começar a ficar como hoje.
Por Nicolas
Poderia ser criado um pequeno estúdio de games em SAJ, que criaria um jogo amador para servir como demonstração do que a cidade pode desenvolver. Possuo um projeto de jogo que poderia ser utilizado, mas é possível que alguém crie outro. A ideia é desenvolver um jogo, e eventualmente levá-lo a STEAM e outras plataformas de vendas.
Podemos realizar uma rifa cujos prêmios sejam produtos da cidade, ou créditos para utilizar no comércio local.
22. Das pornografias
A gente cresce sendo manipulado a odiar figuras como Eduardo Cunha e Geddel, que roubam algumas centenas de bilhões, enquanto nos faz achar natural os grupos financeiros sugarem dezenas de trilhões. Ai a gente vai trocando um partido por outro, brigando com familiares e amigos por causa de políticos que não estão nem ai para a gente, enquanto a essência do sistema não muda.
Essa "pornografia da corrupção", praticada por Veja e Caros Amigos, entre outros veículos, e semelhante a "pornografia da violência" praticada por Sikera Jr., Datena e outros. A diferença e que uma e feita para agradar a classe média letrada, a outra para agradar as massas populares. A mensagem psicológica que ambas buscam passar e a seguinte: "O mundo está assim porque é comandando por gente corrupta, preguiçosa e incompetente. Se pessoas honestas, trabalhadoras e competentes como você mesmo estivessem no poder, as coisas seriam melhores que hoje."
Elas agradam o senso de justiça pequeno-burguês que todos nós temos. Colocam o trabalhador contra o lumpenproletariado e a aristocracia operária, e a classe média baixa contra a alta, enquanto o poder da grande-burguesia permanece intacto.
São mais um aparato de controle do sistema. Nos manipulam através de uma falsa catarse, aonde, se revelando as lideranças vigentes como falsos profetas, se abre para espaço para o próximo Salvador da Pátria.
Apesar de não conhecer xenobiologia, acredito que a definição universal de seres humanos seja a de que, além de possuir polegar opositor, a capacidade de pensamento abstrato. É possível que em todos os planetas que existam vida complexa, eventualmente venham a surgir, dadas as devidas condições, seres com essas características, que eventualmente tomam o domínio de seus planetas nativos. Do ponto de vista da natureza, porénm o surgimento de tais seres não compensa no curto prazo.
Os humanos tendem a ser não apenas predatórios em relação a outros seres, como também autodestrutivos. O que talvez faça valer à pena a existência desses tipos de seres seja justamente sua busca por levar a vida a outros planetas aonde ela não existe, atuando como órgãos reprodutores de toda a vida de seus planetas originais.
Se sobrevivermos até o fim deste século, algo que poderia ser chamado de nosso ‘’Grande Desafio’’, nosso Sistema Solar estará aberto para levarmos vida a ele. Se falharmos, deixaremos o caminho aberto para uma nova espécie, daqui a alguns milhares ou talvez milhões de anos, concluir o que não conseguimos.
Autores como Olavo de Carvalho, Ayn Rand e outros tem certa popularidade porque usam uma retórica falsamente científica, mas que apela fortemente para o senso comum. A ciência, por si só, não é superior ao senso comum, muito pelo contrário.
Ela só se tornou possível, graças a Filosofia, que nos seus primórdios extraía premissas das situações utilizando o senso comum como ferramenta de investigação.Texto de um trabalho realizado na UNEB, no qual se pedia que se fizesse uma reflexão sobre Educação.
''Em todas
as instituições de ensino que estudei e trabalhei, via uma contradição expressa
entre a retórica progressista e a prática efetiva que elas realizavam. Nas
escolas particulares, mesmo eles praticando uma pedagogia formalmente
libertária, eu via os professores e funcionários tendo que trabalhar anos seguidos
sem sequer terem reposição de inflação, e sem poderem fazer greves devido a
isso porque sabiam que seriam demitidos na primeira oportunidade.
Na
escola pública, por outro lado, eu via os piores professores e alunos, em todos
os sentidos, serem justamente os que mais puxavam greves, ambicionando cargos
na estrutura escolar e do movimento estudantil.
Eu via
escolas que falavam em ‘’educação inclusiva’’, em formar o ‘’sujeito
histórico-crítico’’, deixarem os alunos a mercê de professores e coordenadores
que praticavam todos os tipos de abusos porque eles eram apoiadores da direção
ou da reitoria.
Além
disso, eles falavam sobre ‘’promover a saúde mental’’, e não faziam nada em
relação aos alunos, professores e funcionários que entravam em colapso nervoso
todos os dias devido a carga estressante de estudos e trabalho, sem contar o
clima de perseguição aonde aqueles que fossem pegos no menor deslize sofriam
processos e sindicâncias.
Ao mesmo
tempo em que eles criticavam a ‘’educação bancária’’, faziam questão de exibir
a quantidade de alunos que conseguiam mandar para os cursos mais cobiçados de
faculdades importantes, não importando para isso que a vida social e afetiva
dos alunos fossem totalmente destruídas no processo.
Isso me
deixou com a impressão de que boa parte do que se fala na Educação é apenas
retórica. Sim, acabaram as palmatórias, o rezar no milho, as cartas recomendando
aos pais darem uma surra nos filhos por terem se comportado mal na escola.
Existem
cada vez menos pais e professores que dizem que para o aluno que ‘’se ele não
estudar, só vai servir para ser vigilante noturno, auxiliar de serviços gerais,
frentista de posto ou para ser vagabundo. ’’ Esse é um ameaça psicológica que
está tão manjada, que os filhos e alunos tendem a cair cada vez menos nela. O
filho ou aluno podem simplesmente responder de volta: ‘’E o senhor, que estudou tanto, só conseguiu ser um assalariadozinho
de terceiro escalão e vai morrer tendo uma aposentadoria medíocre. ’’
Hoje em
dia, porém, é o próprio sistema que se encarrega de dizer isso as pessoas,
através de um código moral que divide a sociedade agudamente entre os vencedores,
que conseguiram responder com sucesso aos desafios da vida, e os fracassados,
que por não conseguirem aguentar o peso das crescentes responsabilidades que
surgem no mundo moderno, acabam sendo relegados ao desemprego ou as funções que
os vencedores não desejam.
Apesar
de toda a retórica igualitária e progressista, a escola é um dos espaços aonde
essa lógica dos vencedores e fracassados se apresenta de forma mais
contundente. Há os vencedores, que tiram boas notas, são populares tanto com os
professores como com a maioria dos colegas e tem várias namoradas, e há os
fracassados, que tiram notas ruins, os professores e colegas apenas toleram, e
tem chances consideráveis de chegarem à idade adulta ainda virgens e sem
ninguém.
Apesar
de existir uma falsa ideia, difundida pela mídia, de que ‘’um dia os nerds é que vão ser os patrões enquanto os populares vão
ser os empregados’’, quem já é excluído na escola dificilmente vai chegar
longe na vida. Vão ter uma carreira profissional confusa e errática, uma vida
amorosa e familiar marcada pela baixa auto-estima e pelos traumas da juventude,
uma vida social pior ainda.
E nem
mesmo aqueles que foram ‘’vencedores’’
na escola estão a salvo de sofrerem o mesmo destino, porque quando entrarem no
mundo adulto, aonde sua popularidade da adolescência não tem valor, eles podem
entrar num processo de angústia existencial para o qual não foram preparados,
porque não foram forçados a amadurecer já na juventude.
A
educação falsamente progressista, que alega ser libertária, mas não combate na
raiz a dicotomia entre vencedores e fracassados imposta pela sociedade
burguesa, é uma educação que serve apenas como reprodutora de mão de obra para
o sistema, sob a falsa premissa de que estaria libertando o trabalhador ou o
cidadão ao oferecer a ele uma ‘’formação
crítica’’, e ainda assim fortemente enviesada e partidária.
Essa
educação só tolera críticas a classes externas a ela, como a alta burguesia, a
classe média conservadora e aos empresários, pois quando se fazem criticas a
sua relação promíscua com a política, sua visão pequeno-burguesa do mundo, ou
os seus próprios pequenos privilégios, ela busca desqualificar cruelmente quem
põe tais pontos em questão.
Caso
aquele professor que surgiu no filme ‘’A Sociedade dos Poetas Mortos’’ fosse
transportado para os tempos de hoje, ficaria surpreso como, apesar da educação
ser muito menos repressiva do que a da época retratada no filme, ela permite
existir um clima de crueldade mental aonde os alunos se matam de estudar sem
terem garantias de que encontrarão bons empregos quando se formarem, e os
professores, assoberbados de trabalho, literalmente se matam por não
conseguirem encontrar uma razão para o que estão fazendo, porque não conseguem
mais enganar os alunos com a promessa de um futuro radiante que não enxergam
nem para si nem para os próprios filhos.
Por
isso, eu acredito que para resinificarmos a Educação em relação ao clima de
estagnação na qual ela se encontra, e criarmos um ambiente escolar aonde os
alunos possam realmente se expressar como seres humanos completos e complexos,
precisamos primeiro rever nossa própria visão de sociedade, e pararmos de
sermos progressistas na retórica, e repressivos nas práticas efetivas que
realizamos.''
A tecnologia pode dar suporte a Segurança Pública numa questão bastante óbvia: diminuir a quantidade de pessoal administrativo e permitir co...