Este jogo é um simulador político interessante: você controla o líder de uma missão como a do Iraque ou Haiti, que precisa estabilizar um país tomado por rebeldes.
Você precisa transformar a população de opositores em apoiadores para que as pessoas parem de virar rebeldes, e isso é conseguido através de políticas públicas que melhoram a vida da população e lhe dão alguma esperança.
Os rebeldes vão aparecendo no mapa e o jogador tem cerca-los com tropas, apenas para eles sumirem de um espaço para aparecerem em outro.
Eventualmente, a corrupção de seu governo, abusos de força por parte de suas tropas, e a lentidão da chegada das políticas públicas vão frustrando as pessoas, e seu apoio vai caindo rapidinho.
A semelhança do aparecimento dos rebeldes com uma infecção se espalhando não é coincidência- o jogo foi feito pela mesma equipe que fez Plague Inc., o simulador de pandemias.
Você basicamente tem que evitar que uma infecção social causada pelo ressentimento com uma invasão estrangeira e as más condições do país se espalhe até suas forças serem expulsas do país.
Cada partida leva menos de 20 minutos, mas podem ser 20 minutos intensos nas dificuldades mais avançadas.
Este jogo serve para ter o gosto do que é gerir uma missão internacional ou trabalhar com segurança pública. Ainda que não seja igual a coisa real, permite ver o que é o pesadelo de manter um inimigo elusivo sob controle, e ao mesmo tempo manter o respeito da população, além de manter a própria integridade física.
Quem sobreviver a pelo menos uma partida deste jogo, não julgará as forças de paz e de segurança com os mesmos olhos novamente.


Nenhum comentário:
Postar um comentário