terça-feira, 4 de março de 2025

Entrevista- Rui Botelho, editor do Brazilian Space


Rui Botelho é Mestre em Mecatrônica pela Universidade Federal da Bahia e bacharel em Ciência da Computação pela Faculdade Ruy Barbosa (Salvador/BA). Ex-servidor de carreira da Agência Espacial Brasileira (AEB), possui mais de 27 anos de experiência como gestor e agente público em diversos entes Federais e Estaduais e mais de 15 anos como docente e gestor acadêmico do ensino superior, em instituições da Bahia e do Distrito Federal. É professor visitante do Programa das Especializações em Engenharia da Universidade SENAI / CIMATEC (Salvador/BA) e analista de sistemas do quadro próprio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Escritor e jornalista, é autor do livro "Agência Espacial Brasileira: Um diagnóstico de Gestão". Tem publicado constantemente em revistas e congressos do setor espacial, além de ser membro-fundador da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB), Editor do Blog e do canal do YouTube do Brazilian Space e ser co-autor do Podcast Espacial Brasileiro (PEB). Eu fiz essa entrevista com quatro perguntas, que tiveram as respostas que seguem abaixo.

Nicolas:

Professor Rui, eu vou te deixar 4 perguntas, para você ir me respondendo, na ordem seguinte:

1. Fale um pouco de sua trajetória e formação. Como começou seu interesse pela ciência, e mais especificamente, pela área espacial?

2. Quais conselhos você daria para um jovem que deseja ingressar no mercado aeroespacial brasileiro e mundial? O que ele deve estudar, quais habilidades deve desenvolver?

3. Ao seu ver, a ficção científica realmente promove o interesse pela ciência, ou acaba criando um interesse pouco profundo, que não vai longe?

4. Fica aqui um espaço livre para você deixar suas ideias, e quaisquer considerações que deseje fazer.

 

Rui:

Bem, falar um pouco da minha história, Nicolas, é história pra caramba, viu? Tô com 53 anos, né? E fiz bastante coisa na minha vida, gostaria de ter feito um pouco mais. Mas fiz muita coisa e deixei de fazer também muita coisa. Então, é complicada essa pergunta, que pode virar um cento... É que lá vem a história, né? Mas bem, eu sou de Salvador, né? Baiano de Salvador. Meus pais são professores. O que eu me lembro, desde muito novo, foi sempre que gostei muito de ler.

Na casa dos meus pais, eu sempre tive acesso – naquela época não tinha internet, né? Então, minha grande fonte de referência eram os livros. Às vezes, lia livros que eram até um pouco mais avançados para a minha idade, principalmente da coleção dos meus avós. Meu avô também lia muito. Lembro que, na minha primeira infância até a adolescência, eu devorava enciclopédias. Adorava enciclopédias! E acho que isso foi muito importante para mim porque me deu cultura geral e uma visão do mundo. As enciclopédias demoravam um pouquinho para serem atualizadas, mas assim...

Eu sempre tive acesso a boas fontes: bibliotecas e tudo mais no meu colégio. Estudei no Colégio Antônio Vieira, colégio tradicional aqui de Salvador. Aliás, meu pai estudou lá, eu estudei lá, meu filho estudou lá, minha irmã estudou lá. Tive uma boa formação. Sempre fui um bom aluno, de pegar assuntos fácil, mas nunca fui muito preocupado com notas. Tirava boas notas, estava sempre ali bem. Mas, principalmente na adolescência, eu meio que estudava só para passar na prova.

Joguei muito vôlei na adolescência e até sair do colégio. As provas eram normalmente aos sábados, e, às vezes, eu estava fazendo a prova e contava quantas questões tinha respondido, quantos pontos achava que ia tirar... Porque ouvia a bola de vôlei, o pessoal jogando na quadra. Não recomendo isso pra ninguém, mas, de certo modo, eu tinha muita confiança, e normalmente dava certo, né?

Em termos de nota. Em termos de conteúdo, nunca tive dificuldades. Sempre gostei de estudar por estudar, não para tirar nota. Nunca fui de decorar fórmulas; sempre deduzia do lado da prova, pegava as fórmulas básicas, os conceitos, e deduzia. Nunca fui de decoreba, apesar de ter boa memória, mas nunca gastei energia decorando fórmulas.

Terminei o colégio e não passei de primeira no vestibular porque só queria Ciência da Computação – que é minha formação. Essa trajetória de buscar o curso demorou um pouco: terminei o segundo grau (na época era "segundo grau"), não passei no vestibular e fui fazer cursinho. Depois, passei em tudo que quis, menos em Computação. Passei em Engenharia Mecânica, cursei Engenharia Mecânica.

Já casado com a mãe do meu filho, estudei com ela para o vestibular de Contabilidade, passei, cursei dois anos. Mas, quando passava no vestibular, já trabalhava – casei muito novo –, então não passava para Computação. Passava para Engenharia, mas não para Computação. Aqui na Bahia eram cursos com poucas vagas. Finalmente, servi o Exército de 1991 a 2000 como oficial temporário.

Nesse período, não consegui terminar a graduação porque na federal as aulas eram o dia todo. Tentei cursos noturnos, mas no final consegui passar no vestibular da Faculdade Rui Barbosa, aqui de Salvador, que tinha Ciência da Computação à noite. Foi lá que me formei. Dei baixa do Exército em 2000 e, em 2004, terminei a graduação.

Fiz um bom curso, tive ótimos professores. Depois, fui fazer mestrado em Mecatrônica, já que não havia mestrado em Computação na Bahia. Entre na UFBA como aluno especial, pois já trabalhava e era pai – fui pai aos 22/23 anos, em 1994. Casei muito novo, como já disse.

Entrei no mestrado em Mecatrônica em 2004/2005. Já estava envolvido com pesquisa em robótica na faculdade, fui líder do grupo de robótica, participei de congressos nacionais. Cursei disciplinas como aluno especial e só entrei como aluno regular para defender. Isso demorou: por volta de 2010/2011, terminei os créditos e defendi minha dissertação na área de inteligência artificial, agentes autônomos e sistemas multiagentes.

Nesse meio tempo, houve o acidente em Alcântara. Sempre gostei de astronomia – nasci em 1972, não peguei o homem na Lua (o programa Apollo acabou naquele ano), mas acompanhei as estações espaciais Salyut, Skylab, Mir e o ônibus espacial. Lia clássicos de Carl Sagan, Arthur C. Clarke... Mas nunca me imaginei na área espacial. Quando aconteceu o acidente em Alcântara, aquilo me impactou. Logo depois, o DCTA/Força Aérea lançou um concurso para ocupar vagas dos que faleceram. Eu não tinha terminado o mestrado ainda, e a titulação exigia mestrado.

Interessante: também tentei o vestibular da AFA para ser piloto, mas não passei. Talvez, se soubesse da carreira espacional na época, teria seguido. Concluí o mestrado e, de 2000 a 2009, trabalhei em TI em Salvador – banco de dados, desenvolvimento em Delphi. Trabalhei em órgãos do Estado da Bahia, como o Tribunal de Justiça e a Secretaria de Administração. Em 2007, fui convidado para ser professor na faculdade onde me formei, depois lecionei na Católica, Estácio, FIB e hoje sou professor do SENAI CIMATEC.

Em 2010, passei no concurso da EMBASA (empresa de saneamento da Bahia) e segui na carreira de TI. Em 2013/2014, resolvi me preparar para o doutorado. Um ex-professor me deu um problema sobre detritos espaciais. Estudei dinâmica orbital, satélites e preparei meu projeto, submetido em julho de 2014. Paralelamente, surgiu o concurso da AEB. Enquanto entregava o projeto do doutorado, recebi um e-mail sobre o edital da AEB. Resolvi fazer o concurso – passei e fui chamado em 2016.

Antes de assumir na AEB, em 2016, fiz um curso na China sobre GNSS (sistemas de navegação) na Universidade Beihang, em Pequim. Foi incrível – conheci pessoas do mundo todo. Voltei em maio e, em julho, assumi na AEB em Brasília. Suspendi meu contrato na EMBASA e fiquei um ano e pouco por lá. Na AEB descobri por que o Programa Espacial Brasileiro está estagnado: falta visão estratégica e de Estado, má governança e gestão amadora. Mesmo assim, foi uma experiência rica – coordenei parte do projeto do satélite Amazônia, visitei o INPE e o CLBI.

Voltei para a Bahia no final de 2017 e conheci o Duda Falcão, fundador do Brazilian Space, que morava perto de mim. Comecei a colaborar com o blog, assumi a editoria e publiquei artigos técnicos baseados em meu trabalho na AEB. Participei de congressos, como o Primeiro Congresso Aeroespacial Brasileiro em Foz do Iguaçu (2018), onde propus a Carta de Foz, e no segundo em Santa Maria (2019). Hoje sou professor no SENAI CIMATEC e continuo no Brazilian Space. Essa trajetória incidental me levou a algo que nunca imaginei amar tanto: a área espacial. Transformou minha vida. E basicamente é isso aí.


2: Veja bem, tradicionalmente o mercado espacial envolve muita tecnologia, muita ciência, muita pesquisa, inovação, e tradicionalmente existe um acrônimo de áreas do conhecimento, matérias ou áreas do conhecimento ou profissões que, vamos dizer assim, são as mais vocacionadas, as que mais podem contribuir com a atividade finalística na área espacial, que é o quê? Desenvolver soluções, sistemas, produtos e serviços para a área espacial. E essa sigla é conhecida como STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Essa sigla STEM é o acrônimo que representa essas grandes áreas.

Mas eu penso que nós estamos vivendo um momento na área espacial de desenvolvimento que a gente chama de uma nova corrida espacial – agora não mais uma corrida com propósitos militares, geopolíticos ou astropolíticos preponderantes, mas também uma corrida econômica. É lógico que a parte geopolítica, militar e astropolítica não vai deixar de existir nunca, mas não é mais o mote de uma ideologia querer se mostrar melhor do que a outra, como foi na primeira corrida espacial. Então, nesse novo cenário, eu não enxergo somente Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática como as principais – ou exclusivamente elas.

O que eu penso é que o espaço, principalmente agora com o envolvimento da iniciativa privada, vai precisar de advogados – tanto para a área do direito espacial quanto para a área do direito internacional de um modo geral –, porque a coisa vai estar tão crescida que hoje você vai ter um foguete indiano sendo lançado, sei lá, um foguete australiano sendo lançado do Reino Unido, um foguete americano sendo lançado da Nova Zelândia.

Então, a coisa vai levar um payload que é japonês, certo? Que vai trabalhar para uma empresa sul-coreana. Está tão mesclado, tão globalizado, universalizado, que diversas áreas vão atuar.

É lógico que Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática vão ser as áreas que, digamos assim, vão dar a base para desenvolver esses sistemas principais, mas outras áreas vão atuar. Você vai precisar de gente na área de Marketing, gente na área de Administração. A área espacial vive um momento hoje, Nicolas, que eu comparo a dois momentos na história da humanidade. O primeiro são as Grandes Navegações.

Nas Grandes Navegações, se fazia comércio em navios com navegação de cabotagem, próxima da costa, dentro do Mediterrâneo, do Mar Vermelho, do Golfo Pérsico, ali no Mar da China, perto da terra... Até que os portugueses se lançaram no Oceano Atlântico e descobriram que a Terra era muito maior, tinha muito mais continentes não submersos, não era tanto oceano quanto se imaginava, e que era redonda.

Esse momento é o que estamos vivendo agora. Quando Portugal se lançou ao mar, não foram só engenheiros navais, astrônomos, cientistas e matemáticos que brilharam: tinha de tudo. Tinha artesãos, pessoas que faziam as velas, comerciantes, bancos que financiavam as expedições e lucravam com isso. Então, houve um esforço da sociedade portuguesa como um todo para se lançar ao mar e fazer de Portugal, durante algum tempo, a maior potência do mundo. É isso que estamos fazendo agora: indo para a Lua, pensando em Marte e além. Essa é a primeira observação que faço.

No segundo ponto: o que eu acho que os jovens de todas as áreas devem estudar – se quiserem entrar na área espacial – é entender o contexto geral do que é a tecnologia, do que são as ciências, conhecer a história da área espacial, conhecer os problemas que existem na área espacial e buscar uma área que seja dentro desse universo gigantesco que é o mercado, as ciências, as tecnologias, a inovação, as ações governamentais, militares, civis, de diversos propósitos.

Problemas como o dos detritos espaciais – que me envolveram e me fizeram aproximar da área espacial, entrar na Agência Espacial Brasileira e abrir portas que ainda continuam se abrindo – são exemplos. Então, identifiquem esses desafios e suas próprias competências: como você pode contribuir nesse segmento? Tem várias maneiras. Se escolher Engenharia, Ciência, Tecnologia ou Ciência da Computação, não podemos deixar de falar que a área espacial é multi, ultra, pluridisciplinar.

Peguemos um foguete, um satélite, uma antena, um radar espacial: ali está o estado da arte de tudo que a humanidade desenvolveu em sua história. Se fizermos uma decomposição de sistemas em uma árvore genealógica, vamos encontrar todos os conhecimentos já reunidos para produzir esses sistemas. Comunicações, câmeras, antenas, radares, transponders, painéis solares... Tudo está ali.

Mesmo na Engenharia, uma engenharia só não dá conta. Um aluno de Engenharia Aeroespacial não será especialista, mas generalista: ele pensará em missões e soluções para o espaço. Para trabalhar em um foguete, é preciso ter engenheiros mecânicos (com conhecimentos em mecânica de materiais, simulação térmica, dinâmica de fluidos), engenheiros químicos (para propelentes, combustíveis), engenheiros civis (para infraestrutura de lançamento), engenheiros elétricos, matemáticos, cientistas da computação...

Até conceitos como antenas definidas por software (que substituem hardware físico por algoritmos) são revolucionários. Minha dica é: entenda o potencial da área espacial, os problemas e veja como suas competências se encaixam. Se quer desenvolver software para sistemas espaciais, pode trabalhar com embarcados em satélites, compactação de imagens, processamento de dados brutos via IA – não apenas entregando dados, mas informação e conhecimento.

Para finalizar, Nicolas: o momento atual da área espacial é comparável à revolução da computação dos anos 70/80. Antes, computadores eram máquinas complexas manuseadas por "gênios"; hoje, qualquer criança usa smartphones intuitivamente. A área espacial está sendo popularizada: empresas usam dados de satélite sem saber que são "espaciais". 

Assim como a internet espacial (com satélites de órbita baixa) e tecnologias como IoT ou gêmeos digitais estão se tornando comuns, o espaço será parte do cotidiano. Há 15 anos, quem imaginaria carros elétricos lançando foguetes? Pois é. A mensagem é: não é preciso ser gênio – o espaço precisará de todos, de artistas a agricultores.

 

3. a ficção científica, se ela desperta um interesse, promove o interesse pela ciência ou acaba criando um interesse pouco profundo, eu acho que isso é relativo. A ciência e a ficção, elas vão andando, desde que a sociedade é sociedade, para e passo. O ser humano, com suas capacidades cognitivas e de abstração – que é a grande diferença nossa para os outros seres, que também são inteligentes (não é só o ser humano que é inteligente; existem comportamentos inteligentes em seres individuais ou em grupos, como os insetos).

Individualmente, cada formiga não é inteligente, mas coletivamente o formigueiro se propõe a um resultado coletivo e tem um comportamento inteligente para alcançá-lo. As abelhas, os bandos de animais... Ainda que cada indivíduo não seja detentor de uma grande capacidade, a grande diferença do ser humano é a capacidade de abstração.

É a capacidade de não só gerar informação e criar conhecimento, mas de, a partir do conhecimento, gerar metaconhecimento, metainformação, síntese, regras, metarregras. Os níveis de abstração que o ser humano consegue alcançar – onde ele não precisa materialmente tocar algo para, no seu raciocínio, produzir resultados e mais informações com alguns dados iniciais – são únicos.

A ficção científica é resultado disso, muito similar ao que hoje chamamos de futurologia. O que antes era chamado de ficção científica (quando a ciência ainda não havia evoluído tanto nos últimos dois séculos) hoje se transformou. A ciência evoluiu não só em resultados tecnológicos, mas na própria metodologia de como a ciência faz ciência. A metodologia científica, o método experimental, teórico – tudo isso avançou, mesmo que os gregos já tivessem definido as bases.

Os futurologistas do passado, que vislumbraram o potencial de tecnologias ainda impossíveis em sua época, anteciparam mudanças que poderiam trazer tanto o bem quanto o mal. Vemos isso nas dialéticas da robótica (como o medo do "robô destruidor"), que já eram discutidas muito antes da robótica existir de fato.

 

A ciência propõe hipóteses para o futuro; a ficção científica imagina como essas hipóteses se materializariam. Jules Verne, por exemplo, descreveu tecnologias que só se tornaram realidade séculos depois. Arthur C. Clarke, com base científica sólida, projetou visões da ciência aeroespacial que ainda hoje nos impressionam.

A ficção científica, portanto, promove uma visão de futuro que instiga as pessoas a imaginarem possibilidades. O problema é que, hoje, muitos substituem a leitura de livros por adaptações em filmes ou séries – o que acaba simplificando e glamourizando a ciência, reduzindo-a a pura fantasia.

Por exemplo: a série O Problema dos Três Corpos, mesmo sendo complexa, ainda é superficial comparada ao livro. A profundidade dos conceitos científicos (como a física contraintuitiva) exige engajamento. Autores como Carl Sagan popularizaram a ciência sem perder rigor – ele transformou conhecimento doutoral em obras acessíveis, sem precisar de teses herméticas.

Por outro lado, há autores como Erich von Däniken (de Eram os Deuses Astronautas?), que misturam especulação, teologia e pseudociência. Ainda assim, até esses trabalhos podem ser úteis se lidos com discernimento: separando o que é ciência, o que é fé, e o que é pura imaginação.

Concluindo: a ficção científica baseada em pesquisa sólida estimula o interesse genuíno pela ciência. Já as obras rasas (como filmes que priorizam efeitos visuais) apenas arranham a superfície. Na ciência real, como dizem, é "10% inspiração, 90% transpiração" – muito estudo, cálculo e leitura para transformar ficção em realidade.

 

4. Bem, quanto a deixar as ideias, eu acho que espalhei um pouco dos meus pensamentos sobre o setor espacial, as atividades espaciais e o programa espacial nas outras partes do áudio. Mas o que eu penso é que, olhando para o Brazilian Space como um canal que fala sobre o programa espacial brasileiro, eu particularmente falo muito sobre isso.

Nossa juventude, é lógico, se encanta com o que está acontecendo na área espacial no resto do mundo, especialmente nos Estados Unidos, com a SpaceX. Fica ali, e é difícil imaginar que, hoje em dia, as pessoas teriam como atividade assistir ao lançamento de um foguete. Isso faz parte da popularização, que eu acho interessante. Mas, ainda que a gente tenha que observar o que está acontecendo no mundo, não podemos deixar de olhar para o Brasil.

Você perguntou como trabalhar na área espacial e o que fazer. Eu penso que o jovem tem que se preparar para trabalhar no mundo todo. Talvez o Brasil ainda não esteja preparado. Nosso país, de um modo geral, nossas instituições governamentais e nossa sociedade ainda são muito imaturos e não valorizam devidamente a área espacial. O Duda Falcão, meu parceiro do Brazilian Space, chama o setor espacial brasileiro de "o patinho feio das ciências brasileiras". Se compararmos com outras áreas do conhecimento, o Brasil se destaca na astronomia. O país está sempre publicando artigos fantásticos em parceria com instituições internacionais. Mas, no programa espacial brasileiro, no desenvolvimento e no domínio das tecnologias espaciais, estamos muito atrasados. O que o Duda diz é que o programa espacial brasileiro é, de fato, o patinho feio da ciência no Brasil.

Então, nesse sentido, quero deixar essa mensagem: por mais que o jovem esteja frustrado ou não veja inspiração no Brasil, não podemos apenas nos encantar com o que acontece lá fora, com as tecnologias e sistemas estrangeiros, sem nos envolvermos para que isso também aconteça aqui. Essa é a grande proposta do Brazilian Space.

O Duda, por vezes, tem uma postura um pouco ácida e dura nas cobranças, especialmente em relação aos entes governamentais. E tem que ser assim mesmo, porque são servidores públicos pagos por nós. Eu já estive desse outro lado, fui da AEB, e sempre gostei de ser cobrado, porque sabia que estava fazendo minha parte. Mas a sociedade precisa se mobilizar mais, acompanhar e defender as ações corretas para o programa espacial brasileiro.

Como o Duda sempre diz, o problema do programa espacial brasileiro não é falta de cientistas ou pesquisadores. Nós temos, se não os melhores, entre os melhores profissionais, que fazem muito com poucos recursos. O principal problema é a péssima gestão e governança ineficiente. A sociedade precisa cobrar o desenvolvimento de um programa espacial sério no Brasil, assim como cobra carnaval, festas e outras pautas. O programa espacial não é apenas sobre foguetes voando. Ele tem potencial para gerar empregos e fortalecer a economia. Até 2035, as atividades espaciais no mundo movimentarão trilhões, e o Brasil poderia estar se beneficiando disso, desenvolvendo uma indústria espacial para soluções nacionais e internacionais.

Atualmente, 80% do mercado espacial global está concentrado nos Estados Unidos e na Europa. A China, apesar de ser um grande player, sofre embargos dos EUA, que detêm mais de 70% das patentes espaciais mundiais. Os chineses não assinaram o acordo de salvaguardas com os EUA porque não respeitam patentes, o que gera desconfiança na área tecnológica. Com isso, a China criou uma indústria espacial própria. Os EUA não permitem que quem usa suas tecnologias trabalhe com a China.

Nesse contexto, se não houver a China para produzir componentes mais baratos, o Brasil poderia ocupar esse espaço. Mas, em vez disso, estamos deixando essa oportunidade de mão beijada para a Índia, que está se tornando "a China do setor espacial". O Brasil poderia pegar uma fatia desse mercado, pois temos cientistas e engenheiros altamente capacitados. No entanto, nosso problema é a governança ruim e a incompetência de gestores públicos. E é isso que o Brazilian Space denuncia, cobra e exige mudanças. Mas não conseguimos fazer isso sozinhos.

A prova disso é a Lei Geral do Espaço, que foi alterada e transformada em uma legislação militarizante. Não sou contra o setor militar, mas o programa espacial brasileiro tem vertentes civil e militar, e nenhuma pode se sobrepor à outra. O setor civil não pode impedir os militares de realizar atividades de segurança nacional, assim como os militares não devem controlar atividades civis.

Temos uma demanda reprimida por tecnologias espaciais no Brasil. Compramos soluções do exterior em vez de usar tecnologias nacionais porque não tratamos o programa espacial como estratégico. A Agência Espacial Brasileira deveria estar vinculada à Presidência da República, como era em 1994, quando foi criada. Hoje, está subordinada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, diluída em um grande guarda-chuva de projetos.

Minha mensagem final é esta: peço a você, Nicolas, e a todos que vão ler esta matéria, que ajudem. Não precisa ser apenas pelo Brazilian Space. Envolvam-se mais com a área espacial no Brasil, cobrem as autoridades, informem-se e atuem. Se o Brasil se organizar e transformar o programa espacial em um programa de Estado, ainda podemos surfar essa onda. Perdemos a oportunidade na área de informática por falta de planejamento e criação de reservas de mercado ineficientes. Hoje, dependemos de tecnologia estrangeira e não produzimos componentes avançados. Se não agirmos, o mesmo acontecerá com a indústria espacial.

Por fim, aproveito para agradecer a você, Nicolas, pelo contato. Estamos à disposição no Brazilian Space para o que for necessário. E deixo aqui o lema do Brazilian Space, que completou 15 anos em 30 de abril do ano passado: "Brazilian Space, 15 anos: espaço que inspira, informação que conecta".

Valeu, Nicolas! Muito obrigado. Se precisar de algo mais, é só falar.

 





 

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