sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Definindo sua carreira: escolhendo o que ler

Algumas obras são basilares para gerar um bom entendimento do mundo profissional. Definirei aqui algumas das que me formaram, falando de seus autores:


-Machado de Assis: desse autor, duas obras de muito interesse para sua carreira são ‘’Teoria do Medalhão’’ e ‘’Quase Ministro’’ que falam sobre os percalços da fama e do poder.

-Dale Carnegie: Eu tinha preconceito com ‘’Como fazer amigos e influenciar pessoas’’ por achar que era um livro para alpinistas sociais, mas quando pude ler vi que é exatamente o contrário: uma obra para você aprender a conviver bem com quem está ao redor sendo o minimamente desagradável possível, ainda que sem se podar.

-Lawrence Peter: sua grande obra, ‘’A Teoria de Peter’’, define a chamada Lei de Peter: em qualquer organização, todo funcionário é promovido até chegar a um nível onde ele não consegue mais cumprir funções direito. Parece simplista, mas o livro explica questões muito mais complexas, como o fato de as organizações funcionarem mais para cumprir burocracias do que para atingir objetivos. Nesse cenário, quem tenta trabalhar de forma sincera para fazer o melhor acaba sendo punido. Depois de ler este livro, deixamos de nos frustrar porque tudo parece ser feito para não funcionar.

-Elyahu Goldratt: esse autor fala sobre a Teoria das Restrições. Ele basicamente diz que a velocidade de um processo é definida pelo seu componente mais lento ou que força os outros a uma certa velocidade máxima, definida por ele como um ‘’gargalo.’’ Administrar seria basicamente procurar um gargalo após o outro até o sistema ter sua eficiência máxima possível.

-Taichi Oono: o criador do sistema Toyota de Produção. Há um livro dele com esse tema, que explica como ele criou tal sistema após visitar supermercados americanos e ver como ficavam sempre bem estocados. Ler esse livro ensina como modificar ideias de um lugar e saber aplicar em outro contexto pode gerar mudanças revolucionárias.

-Yamamoto Tsunetomo: Seu livro, o Hagakure Samurai, é o mais próximo de uma versão escrita do Bushido, o código dos samurais. Ele tem conselhos de como se portar e de como manter a mente tranquila. Sua leitura é muito enriquecedora.

-Musashi Miyamoto: O livro dos Cinco Anéis, junto com A Arte da Guerra de Sun Tzu, é vital para quem deseja aprender os preceitos da estratégia. Possui também uma grande riqueza espiritual.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: O Império do Ouro Vermelho

Este livro, do jornalista francês Jean Baptiste Mallet, acompanha a moderna indústria do tomate, centrada em três países: Estados Unidos, It...