sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Redação CBMBA- Tecnologia

A tecnologia pode dar suporte a Segurança Pública numa questão bastante óbvia: diminuir a quantidade de pessoal administrativo e permitir colocar mais operadores nas ruas, resolvendo diretamente os problemas.

Outro ponto interessante é a criação da chamada ‘’situational awareness.’’ Com câmeras nas ruas, nas fardas dos operadores e nos rádio-celulares que tanto podem transmitir imagens como acessar outras câmeras, cada operador e os chefes na sala de controle podem ter visão completa do campo de operações.

Esses são os pontos mais óbvios: os funcionários do SUSP também realizam cursos online, os quais muitas vezes não contam com tutores disponíveis. Plataformas como o SINESP poderiam ser aprimoradas com um tutor IA que acompanhe os alunos durante sua progressão.

Outro ponto que poderia ser aprimorado com IA, seriam as escalas e banco de horas, que são motivo de muitos conflitos. Automatizar esses processos liberaria para os superiores horas valiosas, que poderiam ser utilizadas em outras atividades.

A aviação drone é outra área com muito futuro. Por enquanto eles exercem funções de reconhecimento que aumentam a ‘’situational awareness’’ citada acima: mas não é de duvidar que no futuro próximo drones e robôs estarão em situações operacionais diretas.

Tudo aponta que a modernização tende a tornar o SUSP cada vez mais eficiente e confiável. Prognósticos de um futuro panoptizado no estilo ‘’Minority Report’’ são comuns, mas o mais provável é que com regulações como a LGPD, isso não se concretize. O progresso é inevitável: cabe navegar junto com ele, ou ser deixado para trás.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

A gratidão é o hábito de saúde mais subestimado?

Arnold Schawarzzeneger

Prometemos que isso é mais do que apenas algo para se sentir bem. E pode mudar sua perspectiva de uma forma significativa.

A maioria das pessoas pensa na gratidão como algo que se pratica em feriados ou de passagem. Mas seu cérebro e corpo a tratam como uma vitamina diária.

A ciência sugere que a gratidão pode melhorar de forma mensurável seu humor, saúde do coração, sono, relacionamentos e saúde cognitiva à medida que você envelhece.

Na verdade, uma prática de gratidão de cinco minutos pode diminuir a ansiedade e a depressão, melhorar o sono, fortalecer relacionamentos e beneficiar tanto o coração quanto o cérebro.

Uma grande meta-análise de 64 ensaios clínicos randomizados descobriu que intervenções de gratidão melhoraram consistentemente a saúde mental em diversos grupos — crianças, adultos, idosos, pacientes e profissionais de saúde. Em média, as pessoas que praticaram a gratidão apresentaram menor ansiedade, menor depressão, maior satisfação com a vida e melhor saúde mental geral em comparação com os grupos de controle. Os pesquisadores observaram algumas limitações do estudo, mas o padrão geral foi claro: a gratidão funciona.


Os benefícios não se limitam ao seu humor. Outra revisão de adultos com doenças cardiovasculares descobriu que intervenções baseadas na gratidão melhoraram marcadores relacionados à saúde do coração, incluindo menor inflamação, atividade mais saudável do sistema nervoso autônomo e redução da frequência cardíaca e da pressão arterial diastólica. O provável mecanismo? A gratidão aumenta a atividade parassimpática ("descanso e recuperação") e reduz a resposta crônica ao estresse que sobrecarrega o coração.

Seu cérebro também se beneficia. Em um estudo com adultos mais velhos, aqueles que apresentaram níveis mais altos de gratidão também demonstraram melhor função cognitiva e regiões cerebrais maiores envolvidas no processamento emocional e na memória. Embora o estudo não possa comprovar causalidade, os pesquisadores acreditam que a gratidão pode ajudar a preservar a saúde cognitiva, fortalecendo os circuitos cerebrais envolvidos na regulação emocional.

E quando se trata de sono, a gratidão pode ser uma das maneiras mais simples de lidar com pensamentos acelerados. Pessoas que se sentiam mais gratas tiveram melhor qualidade de sono, maior duração do sono, menor tempo para adormecer e menos fadiga diurna (graças a menos pensamentos negativos antes de dormir e mais pensamentos positivos). Diversos estudos de intervenção confirmam que exercícios de gratidão antes de dormir melhoram a qualidade do sono.

Ela pode até melhorar seus relacionamentos. Em uma série de estudos, casais que expressaram mais gratidão um pelo outro se sentiram mais próximos, foram mais receptivos às necessidades um do outro e tiveram maior probabilidade de permanecer juntos nove meses depois. A gratidão cria um ciclo positivo: sentir-se apreciado ajuda você a ser mais grato, o que fortalece o vínculo.

Se você quer praticar a gratidão, mantenha a simplicidade. E não faça isso apenas no Dia de Ação de Graças ou em ocasiões especiais.

Se precisar de um ponto de partida, reserve 5 minutos por dia para escrever de 1 a 3 coisas específicas pelas quais você é grato. Uma vez por semana, envie uma mensagem (SMS, e-mail ou bilhete escrito à mão) dizendo a alguém o que você aprecia nela. Antes de dormir, anote uma coisa que deu certo hoje para mudar seus pensamentos antes de dormir. Pequenas ações, grande efeito cascata, e a ciência diz que elas se acumulam.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Resenha: Rebel Inc.




Este jogo é um simulador político interessante: você controla o líder de uma missão como a do Iraque ou Haiti, que precisa estabilizar um país tomado por rebeldes. 

Você precisa transformar a população de opositores em apoiadores para que as pessoas parem de virar rebeldes, e isso é conseguido através de políticas públicas que melhoram a vida da população e lhe dão alguma esperança.

Os rebeldes vão aparecendo no mapa e o jogador tem cerca-los com tropas, apenas para eles sumirem de um espaço para aparecerem em outro. 

Eventualmente, a corrupção de seu governo, abusos de força por parte de suas tropas, e a lentidão da chegada das políticas públicas vão frustrando as pessoas, e seu apoio vai caindo rapidinho. 

A semelhança do aparecimento dos rebeldes com uma infecção se espalhando não é coincidência- o jogo foi feito pela mesma equipe que fez Plague Inc., o simulador de pandemias.

Você basicamente tem que evitar que uma infecção social causada pelo ressentimento com uma invasão estrangeira e as más condições do país se espalhe até suas forças serem expulsas do país.

Cada partida leva menos de 20 minutos, mas podem ser 20 minutos intensos nas dificuldades mais avançadas. 

Este jogo serve para ter o gosto do que é gerir uma missão internacional ou trabalhar com segurança pública. Ainda que não seja igual a coisa real, permite ver o que é o pesadelo de manter um inimigo elusivo sob controle, e ao mesmo tempo manter o respeito da população, além de manter a própria integridade física.

Quem sobreviver a pelo menos uma partida deste jogo, não julgará as forças de paz e de segurança com os mesmos olhos novamente.

Redação CBMBA- Tecnologia

A tecnologia pode dar suporte a Segurança Pública numa questão bastante óbvia: diminuir a quantidade de pessoal administrativo e permitir co...