N: Nosso país tem o problema que J. e M. cansaram de apontar...Baixa complexidade produtiva... Temos poucas indústrias e comércios de valor agregado... E por consequência, uma massa salarial medíocre...Por outro lado, EUA, China e Europa não querem ver a gente industrializado... Rússia muito menos...Tudo que a gente poderia produzir, é concorrendo com o que eles já tem... Eles não vão abrir mão de fábricas, fazendas e comércios de alto valor agregado para nos dar. Isso me faz ser meio cético em relação a Ciro Gomes e Paulo Gala. Ou ao povo que fala de agro-floresta. A galera fala de indústria, nióbio, terra-rara, agro-floresta...
PV : Rapaz, será? Kkk
N: Querem não....Querem a gente pra minério e pra soja
EP: Sim
N: Com uma ou outra fabriqueta ou montadora
PV: Mas segundo gente apaixonada, china quer ver a gente super bem kkk
E: A maioria dos países não querem, o Brasil é mais lucrativo servindo de fazenda, sem falar que se tivéssemos industrias fortes, seriamos grandes competidores, o que seria ruim para a maioria dos países.
P: Agro Floresta eu sigo uns caras, pode ser interessante no futuro sim...Gostei do que vi
N: Bem, não melhor que eles.
PV: Eu sempre vi assim
N: China quer ser o novo patrão...Patrão não divide cadeira...Até a Rússia, que eles soltaram em cima da OTAN, não é essa amiga toda deles.
P: Não, a gente acha que no momento tá compensando negociar com eles. Mas a China tem uma vantagem na minha concepção de não financiar ou influenciar guerras, diferente dos EUA. Nem da questão do imperialismo. A dominação chinesa se dá mais comercialmente
N: Pra mim é pra crescer o BRICS sem chutar a OCDE
P: Menos danosa que bombas e caças neh
N: Fortalecer o nosso bonde sem destruir a quebrada do outro bonde. Até porque a gente não tem condição de agredir igual China e Rússia tem. Não temos dentes.
P: Isso é algo que precisa ser visto, mas executivo tbm não consegue isso sozinho nesse sistema atual, com banco, congresso, agro e etc. mamando, precisa de uma reforma política e na cachola do brasileiro
N: A ideologia é consequência do sistema produtivo...Pra mim tinha que moldar aos poucos uma nova classe média...Que eventualmente ascendesse para formar outra burguesia. Que pensasse um pouco menos em Miami e Londres e mais no que nos interessa.
P: A China conseguiu moldar isso com regime totalitário neh, o governo dizia e todos obedeciam
N: E por isso que eu digo que temos que ver o exemplo alemão, do bismarckismo... Bismarck, ou algum outro autor da Alemanha na época...Dizia que a Alemanha era intermediária entre a Rússia e a Inglaterra. Não era nem o despotismo do czarismo, nem a suruba sem regras do parlamentarismo britânico. Isso ajudou a Alemanha a derrotar a Áustria e a França, se estabelecendo como potência mais importante da Europa Central. Mudando-se para nosso contexto, temos que reconstruir nosso país tendo metas e idéias similares a Alemanha do século XIX. Refazer nossa democracia para não ter nem a fraqueza da OCDE nem o despotismo da China e da Rússia. Unificar partidos, colocar cláusula de barreira, fortalecer a ficha limpa, reconstruir e fortalecer os sindicatos. Um governo assim poderia construir a classe média de que o Brasil necessita.
